segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Encontro na embaixada cria grupo de apoio ao CRBE.



Conselheiros Eleitos Newton Sonoki, Ângelo Ishi, Carlos Shinoda, e em pé, a Primeira Secretária Patrícia Barbosa Lima Côrtes


Imagem-
http://portalwebnews.com/index.php/2010/11/22/demandas-da-comunidade-foram-discutidas-em-toquio/

...................................................................................
Publicado em 21/11/2010 19:25-http://www.ipcdigital.com/br/Noticias/Comunidade/Tokyo/Encontro-na-embaixada-cria-grupo-de-apoio-ao-CRBE_21112010


Encontro na embaixada cria grupo de apoio ao CRBE
Os membros eleitos terão um grupo para fazer chegar até eles as reinvidicações da comunidade


Japão , Tokyo



Mais de 20 pessoas, representando organizações de brasileiros no Japão, estiveram no domingo (21) na embaixada do Brasil em Tokyo para participar da reunião onde foram discutidas propostas que devem ser levadas pelos membros eleitos para o Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior (CRBE) à III Conferência de Brasileiros no Exterior (CBE), que acontece nos dias 2 e 3 de dezembro, no Rio de Janeiro. Entres as propostas definidas está a criação de um grupo de apoio para ajudar a circular informações da comunidade para os membros eleitos.

Participaram da reunião na embaixada os três conselheiros eleitos pela comunidade – Angelo Ishi, Carlos Shinoda e Newton Sonoki – e os dois suplentes – Sandra Kudeken e Wilson Hayashida.

O encontro foi aberto pela primeira secretária do setor de Comunidades da embaixada, Patricia Cortês, e coordenado pelo conselheiro Carlos Shinoda.

Segundo Alexandre Higa, da NPO Criativos, durante os debates foi definida a criação de um grupo de apoio aos conselheiros a fim fazer circular as demandas dos brasileiros no país para o CRBE. Higa ficou com a tarefa de divulgar os detalhes da ata do encontro na embaixada para a comunidade.

O processo de definição e divulgação das eleições e o próprio sistema de votação foi criticado pelos membros presentes que esperam melhorias na próxima eleição.

Fabio Nishimaki, diretor da Regional Aichi e vice-presidente da Comissão dos Trabalhadores Estrangeiros do JMIU, pediu para que o governo brasileiro pressione o ministério do Trabalho, Saúde e Bem-estar Social do Japão a fim de fazer com que as leis trabalhistas também atendam os brasileiros e sejam cumpridas no país.

A reunião definiu o dia 23 de janeiro como a data de um novo encontro, desta vez em Nagoya (Aichi), para que o conteúdo das discussões e as resoluções da III CBE no Rio sejam passadas para a comunidade brasileira no Japão.

Durante o CBE, os membros do CRBE serão empossados em seus cargos pelo presidente da república Luis Inácio Lula da Silva no Palácio do Itamaraty.

Nenhum comentário:

Postar um comentário